HSJ-Tijucas (SC) realiza Mês da Segurança do Paciente

Segurança e qualidade são palavras de ordem no atendimento de pacientes nas Casas da ACSC. Para aperfeiçoar as técnicas e oferecer um serviço cada vez melhor, o Hospital São José, de Tijucas (SC), promove o Mês de Segurança do Paciente. Com o Núcleo de Segurança do Paciente reestruturado, o hospital passa a contar com atividades voltadas ao assunto, que acontecerão ao longo do ano.

A campanha teve início em 28 de março e seguirá durante o mês de abril. O evento servirá para disseminar as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e conscientizar profissionais da saúde sobre a importância de realizar boas práticas nos serviços prestados à comunidade. Segundo a diretora-técnica do Hospital, Marcela Ferdinando, as ações são para pensar no atendimento. “O principal objetivo é reforçar a conscientização da cultura de segurança, que reflete no bem-estar do paciente e de seus familiares”, comenta.

Segundo ela, as atividades também são destinadas aos acompanhantes dos pacientes, pois eles também têm um papel importante na disseminação dessas práticas. “É fundamental que os familiares participem ativamente do cuidado ao paciente. Podem questionar, procurar saber se a medicação está correta e seus horários, ficarem atentos ao risco de queda e informar à Enfermagem caso percebam algo em não-conformidade”, explica.

Os riscos com a segurança do paciente são muitos. “Pode ocorrer a troca de medicação por nomes similares, o uso de luvas de látex quando o paciente tem alergia, a grade da cama baixa possibilitando uma queda, a cabeceira baixa que pode gerar uma broncoaspiração, identificação incompleta. Enfim, são muitas situações”, exemplifica Marcela.

 

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