Sintonia gera entendimento

O paciente C.A.P. esteve internado na UTI do Hospital Santa Catarina (SP) para tratamento de um tumor cerebral. Lá, precisou ficar alguns dias para estabilização de seu quadro.

Então, durante este período, o paciente fez uso de medicamentos para controlar a pressão e teve de ficar intubado. Um profissional específico o acompanhou por todos os dias. Mesmo intubado, este profissional conversava com C.A.P. e, em um momento, conseguiu captar uma preocupação do paciente: a de que a barba já estava grande e que, para receber os familiares durante os horários de visita, gostaria de estar com uma aparência melhor.

Logo, no dia seguinte, os tubos que auxiliavam a respiração de C.A.P. foram retirados, de acordo com as possibilidades de segurança para sua saúde, e a sua barba foi feita. O paciente se lembrou das palavras do profissional, mesmo estando sem condições de dialogar e, naquela hora, agradeceu a ele pelo feito e por ter compreendido o que era importante. Disse, ainda, que o bom tratamento dado pelos colaboradores é fundamental para a recuperação de um paciente.

Compartilhar