Em um momento da vida, Anna Maria Cabral foi diagnosticada com câncer de mama, que apresentou metástase. Como consequência disso, passou a usar gorros e lenços na cabeça por ter adquirido uma Alopecia – doença caracterizada pela rápida e repentina perda de cabelos – por conta de seu tratamento contra o câncer.
Envergonhada, nunca havia usado uma peruca, até brincar com uma de seu neto. Rapidamente, a filha de Anna disse que havia ficado ótima, incentivando-a a usar. Então, um dia, Anna levou todos os lenços que usava em sua cabeça para doar aos pacientes do Ambulatório da Oncologia do Hospital São José (RJ).
Foi aí que Alexandra Gallindo, supervisora de enfermagem do Ambulatório de Oncologia, ciente do interesse de Anna em usar perucas, pediu à funcionária Juína, colaboradora da Higienização, para que mostrasse as perucas que estavam disponíveis no setor. Anna encontrou uma que a deixou com outro humor. “Nossa, fiquei ótima. Melhorou minha autoestima e estou muito feliz! Amanhã, vou até tirar foto para fazer meu cartão de gratuidade do ônibus. Sou uma nova mulher”, disparou Anna, que há muito tempo não tirava foto. “Foi muito gratificante auxiliá-la no que era importante para ela e ver que um gesto simples pode fazer alguém feliz”, comentou Alexandra.