Para iniciar o processo de resgate de autoestima e de uma rotina normal, um paciente que sofria de dependência química teve de ser internado no setor de Psiquiatria do Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti (SC). Durante o período de permanência no local, recebeu atendimento humanizado dos profissionais. “Me sinto ‘gente’ novamente”, relatou o paciente, que já tinha se desacostumado a ter uma atenção especial voltada para ele. Em um papel, com o logotipo da campanha “O que importa para você?”, ele também pôde escrever o que estava sentindo.
Por meio do apoio e incentivo da equipe, houve um resgate familiar e a reinserção do paciente à sociedade. “Os profissionais se sentem realizados, porque trabalhar na área da Saúde não é uma tarefa fácil. Existe uma necessidade de doação e amor ao próximo. Trabalhar na Saúde é valorizar a vida e colocar-se à disposição para ajudar o outro. É cuidar do outro, melhorar e estimular a qualidade de cada paciente durante o tratamento. É incentivar o amor pela vida!”, comentou um colaborador.
Para exemplificar o trabalho que é feito no hospital, os profissionais ressaltaram uma frase do Padre Elizandro, da Paróquia de Tijucas, município do Estado de Santa Catarina:
“Coloque o amor em primeiro lugar e depois escolha qualquer trabalho, que será bem realizado.”