Inicialmente, dona Iolanda Rita Martins, de 59 anos, ficou envergonhada. Ver a equipe assistencial do Hospital Regional de Cáceres (MT) perguntando sobre o que mais importava para ela, uma paciente, foi um pouco inesperado. Afinal, uma postura carinhosa assim não é tão comum na área da Saúde. Contudo, ela foi se acostumando com a ideia de bater um papo com os colaboradores. Mas, antes de abrir o coração, fez questão de se arrumar, pentear os cabelos e passar um batom nos lábios.
Já preparada para a conversa, toda elegante, conseguiu atrair os olhares da Gerente de Enfermagem Suéllen P. Rodrigues, da Auxiliar Administrativa Lucilene Sant’Ana, da Assistente Social Elizabeth Guizelin, do Ouvidor Setorial Washington Souza, além de outros pacientes e acompanhantes que estavam internados no mesmo quarto da enfermaria 19, na Clínica Cirúrgica.
Sentada em uma cadeira confortável, dona Iolanda começou a falar de sua vida. A residente da cidade de São José dos Quatro Marcos (MT), a quase 95 km de distância do hospital, verbalizou a importância da família – em especial de seus filhos – como sendo a base de sua vida, e ressaltou a gentileza do tratamento da equipe – com bom dia, boa noite e sorrisos nas abordagens – como fonte de energia e recuperação. Outro ponto destacado foi o contato dela com Deus, com a espiritualidade.
Durante os 8 dias de internação, dona Iolanda só exaltava os pontos que tornavam o seu tratamento e a sua vida cada vez melhores. Com isso, todos os que estavam presentes em sua passagem pelo hospital foram contagiados com a sua história e agraciados com conhecimentos, boas vibrações e reflexões.