A voz dos pacientes

Após receber a tarefa de iniciar o projeto “O que importa para você?”, o Hospital Estadual Central (ES) reuniu um grupo de representantes dos serviços médicos, de psicologia, comunicação, enfermagem e administrativo.

As psicólogas clínicas abordaram 20% dos pacientes de cada unidade assistencial, com as perguntas propostas pela campanha. Os resultados desta abordagem foram consolidados, discutidos pelo grupo e utilizados para formatar apresentação durante a campanha.

Os líderes foram envolvidos previamente na campanha para que motivassem suas equipes à adesão da ação. Foram planejadas 02 apresentações por dia, em horários distintos para possibilitar a participação do maior número de colaboradores.

Depoimentos de alguns pacientes:

“Quero ficar boa para ir para casa, gosto de comer e acho isso importante. Quero me sentir bem para voltar ao trabalho. Preciso trabalhar, porque ainda não me aposentei. Gosto da minha patroa e sei que ela sente falta da minha comida. Cozinho muito bem.”

“O que importa é fazer a cirurgia da carótida, que está programada para hoje, e ir bem para casa, para ficar com a família. Um dia bom para mim é quando tem água em casa” – O paciente mora próximo à uma nascente.

“O mais importante já estou tendo, que é o cuidado e o bom atendimento. Estou preocupado em como vai ser quando sair do hospital, pois moro sozinho e não tenho ninguém para me ajudar. Moro no segundo andar e preciso de moletas para me virar sozinho.” – O paciente teve fraturas nos dois pés.

“Seria importante para o paciente ter um médico endocrinologista, equipe para acompanhar o paciente. Pois a gente fica muito perdido nessa doença (diabetes).”

“Os profissionais precisam facilitar nosso momento de internação, tentando amenizar nossa dor. Ex: se ficarmos deitados mais ou menos de 3 a 6 horas no dia, sentimos dores no corpo. Porém, quando falo sobre isso, logo escuto dos profissionais: ‘é assim mesmo’. Acho que, antes de darem essa resposta, deveriam se colocar em nosso lugar.” – Paciente muito emocionado durante a conversa.

Compartilhar