IHI destaca resultados da campanha da ACSC “O que importa para você?”

O Institute for Healthcare Improvement – IHI, uma das mais respeitadas organizações internacionais dedicadas ao aperfeiçoamento dos cuidados de saúde, publicou em seu blog duas reportagens elogiando a campanha “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”, realizada pela ACSC no mês de junho de 2016. Inspirada pela campanha internacional “What Matters to You?”, da organização Healthcare Improvement Scotland, a iniciativa da ACSC foi realizada em todas as Casas de Saúde, bem como no Lar Madre Regina e Residencial Santa Catarina (Casa que, até o final de 2016, pertencia à ACSC), com o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, e aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. A ACSC foi a única instituição de saúde da América Latina a participar da ação.

Com o título “The Power of Simple Things: ‘What Matters to You?’. Stories from Brazil”, a reportagem do IHI destaca o compromisso assumido pela ACSC para “aliviar o sofrimento e não somente reduzir os danos” em pacientes, por meio do programa Salus Vitae, desenvolvido em parceria entre a Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente e o próprio IHI.

Entre os mais de 200 relatos com histórias compartilhadas pelos profissionais de saúde que participaram da campanha “O que importa para você?” na ACSC, a matéria do IHI destaca três casos que emocionaram as equipes: o de uma mãe que pediu para segurar em seus braços a filha internada no Hospital Santa Catarina (ela estava impedida de pegar a filha no colo devido à condição delicada da paciente); uma paciente de 90 anos, internada no Hospital Santa Isabel após sofrer um derrame, voltou a sorrir somente após receber a visita de Nina, sua cachorrinha de estimação; impedida de ir ao casamento de sua filha, devido à internação, uma paciente do Hospital São José foi surpreendida com a realização da cerimônia dentro do próprio hospital.

Em todos os casos, após ouvir o que realmente importava para o paciente, as equipes assistenciais não mediram esforços para atender, dentro do possível, as necessidades e desejos dos pacientes. A reportagem afirma que apesar dos receios iniciais dos profissionais envolvidos, eles foram capazes de ajudar os pacientes com aquilo que mais importava para eles e acabaram descobrindo que as coisas simples são o que os pacientes mais valorizam e que têm o maior impacto no bem-estar deles.

Em outra reportagem publicada com o título “Dealing with Doubts about Asking ‘What Matters to You?’”, o IHI aborda o ponto de vista dos profissionais de saúde da ACSC que participaram da campanha “O que importa para você?”. Segundo a reportagem, no início, as equipes demonstraram incerteza e preocupação, pois tinham medo de receber reclamações e pedidos impossíveis de serem realizados. Após as primeiras conversas, entretanto, os receios foram substituídos por uma grande determinação em ajudar os pacientes a ter um dia melhor.

Ao fazer a pergunta “O que importa para você?” aos pacientes, os profissionais abriram espaço ao diálogo, resgataram a sensação de propósito e orgulho da profissão, e estabeleceram relações de confiança, que contribuíram para a evolução dos tratamentos. O resultado foi tão satisfatório que a ACSC resolveu levar a campanha adiante.

Confira abaixo as reportagens completas no blog do IHI:

 

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