ACSC lança campanha “O que importa para você?”

O que importa de verdade para os pacientes e residentes atendidos na ACSC? Com o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, e aprimorar o cuidado de saúde e a assistência social, com base no que realmente importa para o paciente, em 2016, todas as Casas de Saúde da ACSC, bem como o Lar Madre Regina e Residencial Santa Catarina (Casa que, até o final de 2016, pertencia à ACSC), participaram, no dia 6 de junho, da campanha internacional “What Matters to You?”, ação realizada pela organização Healthcare Improvement Scotland. A ACSC foi a única instituição de saúde da América Latina a participar desta iniciativa, batizada em nossa Instituição com o tema “O que importa para você? – Por um cuidado centrado na pessoa”.

No dia 6 de junho, todos os profissionais participantes foram incentivados a olhar para o paciente/residente em sua integralidade, de maneira humanizada, e perguntar, ouvir e fazer, dentro do possível, o que realmente importava para melhorar o atendimento prestado. Os colaboradores também tinham a missão de registrar as ações e compartilhar os resultados com a Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente. A campanha foi um sucesso! Foram enviados mais de 200 relatos com histórias que envolviam desde um simples pedido de “bom dia” e até mesmo a realização de um casamento, que acabou acontecendo, de fato, dentro de um dos hospitais da ACSC.

“Ficamos impressionados com a dimensão que a campanha tomou nas Casas e com o impacto que teve nos profissionais envolvidos. As ações ajudaram a resgatar o amor deles pela profissão e mostraram que o paciente é um parceiro no cuidado”, conta gerente corporativa médica, Dra. Camila Lajolo. Para ela, é importante que os profissionais incorporem o hábito de perguntar o que importa ao paciente, de forma a construir uma relação de confiança e cuidado. “Fazemos essa pergunta tão pouco que o paciente se surpreende. As histórias dos pacientes noz fizeram atentar que pequenos detalhes contribuem significativamente para a estada deles, melhorando as chances de recuperação e reduzindo o sofrimento”, afirma.

A participação da ACSC acabou ganhando repercussão internacional também. O cartaz da campanha criada pela ACSC integrou a palestra de abertura do congresso anual do Sistema de Saúde Escocês, fui tuitado pela organização como exemplo de boas práticas e ainda virou estampa de uma camiseta, encomendada por Shaun Maher (conselheiro estratégico para melhoria e cuidado centrado no paciente do Sistema de Saúde da Escócia). Maher e Jason Leitch (diretor clínico nacional do Sistema de Saúde da Escócia) também participaram da videoconferência de lançamento do projeto realizada com os colaboradores integrantes do Programa Salus Vitae.

Para os pacientes e idosos residentes atendidos na ACSC, o que mais importa, em ordem de importância, são:

  • A companhia da família e amigos, carinho, solidariedade e fé
  • Um “bom dia” – empatia e interação interpessoal por parte dos profissionais de saúde
  • Presença de animal de estimação durante o período de internação
  • Refeição especial/diferenciada
  • Cuidados pessoais (banho, cabelo, maquiagem etc.)

Compartilhar